Bicicletas Elétricas: até você vai querer pedalar uma STePS!

São Paulo (SP) – A oitava edição do Shimano Fest, marcada para os dias 14 a 17 de setembro, no Jockey Club de São Paulo, apresentará aos amantes do ciclismo uma nova revolução das E-Bikes, as bicicletas de pedalada assistida. Estarão em exposição no maior festival de bike da América Latina o STePS E6000, para uso urbano e de lazer em ‘mountain bike recreativo’, lançado pela primeira vez em 2013, e o STePS E8000, de 2016, com uso voltado para o mountain bike. Enquanto a Caloi apresentará linhas nos dois estilos, a Groove lançará no evento sua nova versão inédita de E-Bike de MTB extremo.

“A bicicleta elétrica já é uma realidade em muitos países e aqui no Brasil veremos um forte trabalho de várias marcas nacionais neste sentido a partir do segundo semestre deste ano. Os benefícios desta tecnologia estarão acessíveis cada dia mais aos amantes da bike”, destaca Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America. “Convidamos ainda o público para conhecer essas bikes e realizar o test-ride no Shimano Fest”, complementa Tancredi.

Voltado para uso urbano e recreativo no MTB, o STePS E6000 pode ser combinado com cubo de marcha interna ou câmbio convencional. Suporte de bateria no tubo inferior ou bagageiro, motor silencioso de 250 w de potência nominal, que fornece torque de até 50 Nm e autonomia de até 125 km. Conta com bateria de 418 Kw, que carrega 80% em apenas duas horas e completamente em quatro horas e tem opções de Coroa 38 ou 44 dentes. É um dos conjuntos mais leves do mercado com combinação motor + bateria somando apenas 5,750 kg. Por se tratar de uma unidade motora fixada na parte central da bike (movimento central), não há alteração do centro de gravidade e a bicicleta se comporta como uma bike “comum” em curvas e descidas.

Já o STePS E8000 é voltado para o MTB extremo, com um motor de 250 w de potência nominal que entrega até 70 Nm de torque. A grosso modo, ele entrega 300% de assistência. Mais leve e compacto que o STePS urbano, permite designs de quadros com chainstay mais curto e para pneus mais largos, tornando-o perfeito para E-MTB. Conta com pedivela HollowTech, mesma tecnologia da linha XT, com um display compacto e alavancas ergonômicas firebolt muito parecidos com as do XT Di2, além disso todo o sistema é compatível com transmissões mecânica ou Shimano Di2. A bateria de 504 Wh permite rodar até 125 km com uma única carga. A configuração do sistema pode ser personalizada pelo aplicativo E-Tube via bluetooth, e o modo de assistência alternado no trocador esquerdo. A unidade motora tem apenas 2,8 kg, opções de coroa 34 e 38 dentes.

A E-MTB da Groove Bikes, que utilizará o STePS E8000, visará a alta performance nas trilhas off road, com uma composição full suspension e equipada com o grupo Shimano XT de transmissão de marchas e freios. “Nossa intenção é concorrer com as bicicletas de pedalada assistida das marcas internacionais, porém com um preço mais atrativo em relação às estrangeiras”, conta Sergio Gallo, um dos sócios da marca brasileira.

Já a Caloi terá bikes utilizando os dois grupos do Shimano STePS. “A Caloi será a primeira empresa do mercado nacional a lançar uma linha completa de E-Bikes, com tecnologia alinhada com o mercado de ponta global, atendendo todos os tipos de experiência dos consumidores e com um preço muito atrativo. O Shimano Fest será um marco para o mercado brasileiro de E-Bikes e a Caloi será a grande responsável por impulsionar este movimento”, destaca Eduardo Rocha, diretor comercial da Caloi.

“A Caloi acredita plenamente neste mercado e estamos entrando no voltado para as E-Bikes neste momento, porque teremos suporte de uma grande empresa mundial, que está produzindo motores elétricos, nos apoiando neste projeto, a Shimano. Queremos oferecer a melhor experiência possível para o consumidor Caloi, sendo na pedalada do dia-a-dia, sendo no serviço de pós venda. A Shimano está em todas as Bike Shops do Brasil e isto facilita muito a introdução desta nova tecnologia”, complementa Eduardo Rocha.

Share this post