Bicicleta long tail criada pela B&C para carregar crianças

Framebuilder: conheça os artesãos das bikes

Resgatando a origem artesanal das bikes, os framebuilders são profissionais que constroem bicicletas com as próprias mãos, muitas vezes sob medida. Como é o caso de Tom Cox, sócio-fundador da Bórnia &Cox.

“Eu construía quadros no centro de desenvolvimento de produtos de uma grande marca nacional, então era algo que estava acostumado a fazer. Há quatro anos, o (Pedro) Bornia e eu nos juntamos para desenvolver as nossas próprias bicicletas”, conta.

A criação da B&C foi mais por impulso do que por estudo. Cox revela que, ainda que pequeno, o segmento de bikes artesanais demonstra um ganho crescente de visibilidade nos últimos anos. “Quando começamos, poucas pessoas conheciam o framebuilding. Hoje em dia a bicicleta está em outros círculos, como o da moda, e isso ajuda toda a cadeia de produção, inclusive a gente”, analisa.

O empresário ressalta a mudança de visão que as pessoas tiveram com relação às bicicletas, o que ajuda a aquecer o mercado. Em outras palavras, se a magrela era apenas um item de lazer, hoje é vista como meio de locomoção e até estilo de vida.

Como é o trabalho de um framebuilder

Para fazer uma bicicleta artesanalmente é preciso se atentar a algumas etapas. A primeira, e mais importante, é entender as necessidades do cliente. “A maioria das vezes eles já sabem o que querem. Porém, quando essa ideia ainda não é tão clara, apresentamos algumas referências”, conta Cox.

Vale lembrar que os modelos podem ser para diversas necessidades. “Bike para cidade, para trilha, para carregar peso, enfim, aqui a gente faz qualquer modelo, desde que seja de duas rodas. Na B&C não montamos triciclos ou esses modelos muito diferentes”, completa Cox.

Com a ideia em mãos, chega a hora da construção do quadro. Na B&C o material utilizado é o aço, que pode ser de duas ligas diferentes. A escolha das peças que vão completar a bicicleta também é bastante detalhada: o framebuilder faz essa decisão em parceria com o cliente, mas sempre com um leque de opções pré-definido.

O processo todo leva até cinco semanas. Além das produções sob encomenda e personalizadas, muitos framebuilders trabalham com séries limitadas, ou seja, um modelo que eles replicam e vendem diretamente.

Dedicação é recompensada ao final do trabalho

Com cerca de 200 bicicletas entregues nestes quatro anos, Tom Cox diz que o maior retorno está na satisfação de entregar um produto de qualidade. “É gratificante ver uma bike sua na rua”, finaliza.

No Shimano Fest você vai ter contato com framebuilders e poderá mais sobre este trabalho. Inscreva-se para participar do Fest Business por este link e tenha acesso a todas as novidades que estarão no maior festival de bicicletas da América Latina!

Bicicleta long tail criada pela B&C para carregar crianças

Um dos trabalhos que Tom Cox mais se orgulha é esta bike long tail, feita para um cliente levar seus filhos para a escola todos os dias.

Share this post