MANIFESTO – Shimano Fest 2019

Todo ano, nos reunimos aqui numa sala do escritório para discutir o evento Shimano Fest daquele ano: qual o conceito? O que queremos promover? Quais discussões e temas queremos emplacar? Obviamente surgem várias ideias e ideais e, tentamos chegar a uma definição, a um consenso. Apenas mais tarde, porém, tomando um café e refletindo sobre o que foi discutido, é que escrevemos o MANIFESTO. Ele serve como fio condutor do que queremos promover, discutir e difundir nesse que é um dos maiores eventos de bicicleta do mundo.

Divulgamos este Manifesto no dia do lançamento oficial do Shimano Fest 2019, realizado na Japan House, na Avenida Paulista no dia 16 de abril. Agora publicamos ele aqui para compartilhar nossa visão com vocês. Esperamos que gostem e que ajude a entender o evento que queremos fazer este ano que é justamente o aniversário de 10 anos do Festival da Bicicleta!

10 anos de Festival

MANIFESTO

Criado em 2010 e organizado integralmente pela Shimano desde então, o Shimano Fest atinge em 2019 seu décimo ano de realização. O evento, que vem cumprindo com total dedicação e comprometimento em todas edições, a sua principal missão ‘ser um festival da bicicleta para toda a família’, vem ainda mais maduro e consciente para este ano.

Ao atingir esta data, que é ao mesmo tempo um marco no desenvolvimento da cultura da bike no País e o sonho de todo um mercado que se materializa, é hora de iniciar um novo ciclo. A edição de aniversário dos 10 anos do Shimano Fest vai enfatizar o peso e a importância do segmento e da indústria da bicicleta na economia das cidades e do País. A cada dia que passa, a magrela se fortalece e é vista diariamente nas ruas dos grandes centros, ora disponíveis em forma de bike sharing, ora na grande mídia como no Canal Off, por exemplo. Empreendimentos pequenos, médios e grandes entendem a enorme potencialidade que bem-estar, life style e mobilidade representam. O País começa a perceber o movimento silencioso que vem das ruas, invade as mídias sociais e transforma a cultura, rapidamente. Hoje temos até um campeão mundial de Mountain Bike, só falta transformá-lo em ídolo e daí em herói.

O Shimano Fest #10 quer fazer ainda mais barulho e confirmar o evento como o ‘Festival que todos querem ir’ pois, a democracia da bicicleta não possui bandeiras nem partidos. Ela abraça todos e todas as tribos: iniciantes, ciclistas da mobilidade, entusiastas, atletas profissionais e amadores. Todas as modalidades sobre 2 rodas estão presentes e até as bikes elétricas, antes vistas com preconceito, estão lá pois encontraram seu espaço. A bicicleta envolve, ela não exclui. Nosso esforço é para que ela seja cada vez mais incluída nos planos, nos estacionamentos, nas ruas e nas vidas das pessoas que pedalam e, principalmente, das que não pedalam.

Nesse espírito, o Festival da Bicicleta 2019 quer oferecer a melhor experiência possível da bicicleta para todas as pessoas que visitarem o Shimano Fest nos dias 22 e 23 (dias dedicados aos profissionais do mercado), e 24 e 25 de Agosto dias do Festival gratuito e aberto a todos. O local é o mesmo do ano passado, o icônico Memorial da América Latina que terá praticamente todo seu espaço dedicado às queridas bicicletas.

Um test-ride ainda maior e com mais bicicletas, está garantido. Expositores, lojas, competições esportivas, diversão para crianças, atrações exclusivas para mulheres, palestras, workshops, shows de música e muito mais interações estarão esperando os fãs da bike no Memorial.

As principais marcas e parceiros do mercado de bicicletas estarão presentes e, vale lembrar mais uma vez, nesse festival ninguém paga entrada, a única coisa que cobramos é um pouco mais de atenção e respeito a todos os ciclistas e vice-versa.

#ShimanoFest10Anos

Share this post