SHIMANO SHORT TRACK DE MOUNTAIN BIKE – 8 ANOS

Em 2008, exatos 8 anos atrás, a Shimano realizou sua primeira prova de Mountain Bike Short Track. O formato, como o próprio nome diz (Short Track = Pista curta), propicia uma competição dinâmica, muito mais rápida do que as provas de MTB tradicionais e o mais importante, a possibilidade de o público acompanhar visualmente grande parte da prova. Na ocasião o vencedor foi o atleta Rubens Donizete e aprova foi realizada no São Silvano Bike Park, em Morungaba, interior de São Paulo, organizada por Bob Nogueira.

Provas de MTB

Competições de Mountain Bike Cross Country (MTB XCO) se desenrolam tradicionalmente em percursos acima de 4 km de extensão cobrindo uma área que privilegia diversas situações de terreno com single-tracks, descidas técnicas, retas para velocidade e subidas exigentes. Este tipo de competição dura em média mais de uma hora e o público pode acompanhar apenas alguns trechos do percurso. Em provas de Mountain Bike Maratona (MTB XCM), os atletas normalmente competem um percurso longo com mais de 50 km de extensão.

Nesse sentido, o formato Short Track privilegia o público presente à competição pois permite uma integração maior com os atletas e a competição. O percurso reduzido exige que as baterias sejam disputadas por uma quantidade menor de atletas que nos outros 2 formatos (XCO e XCM). Isso torna a disputa nesse percurso reduzido, ainda mais acirrada, propiciando momentos de emoção com muitas ultrapassagens e não raramente, Sprints eletrizantes nas chegadas.

Desde de 2010 a Shimano realiza o Shimano Short Track Latinamerica como principal atração do seu evento proprietário, o Shimano Fest.

Foto: divulgação

No próximo artigo a história do Shimano Short Track ao longo dos anos.

Share this post