Tomaz Bueno adaptou a sua mountain bike para continuar pedalando

Tomaz Bueno é exemplo de perseverança no Shimano Fest

Há dois anos, Tomaz Bueno sofreu um acidente de moto que o deixou com o braço esquerdo completamente paralisado. Apaixonado por bike, o engenheiro se viu em grande dificuldade para pedalar, já que ficou sem o equilíbrio no guidão.

“Mesmo com esse problema eu não desanimei. Busquei adaptar a bicicleta para a minha realidade. Para andar na cidade, por exemplo, coloco um velcro no manete para prender a mão. Também configurei todos os comandos no lado direito, para ter o controle de todas as funções da bike”.

Atualmente, depois de muito treino e reaprendizado, Bueno consegue até mesmo participar de competições de mountain bike. “Para descer ladeira eu prefiro prender o braço no peito. A dificuldade maior é manter o equilíbrio com as pernas, já que se eu apoiar no guidão, a bicicleta me joga para longe”, explica.

Paixão passada para o filho

O envolvimento de Tomaz com a bicicleta vai além: o engenheiro desenvolveu um tipo de balance bike, modelo para crianças que não possui pedal. Julio, seu filho, atualmente com 3 anos de idade, foi iniciado com apenas 11 meses de idade.

“Eu criei a BBike para que ele tivesse contato com a bicicleta o mais rápido possível. Com a balance bike, ele aprende o equilíbrio antes de pedalar, então ficou muito mais fácil depois, quando foi para o modelo de pedais”, conta.

Julio chamou a atenção nos quatro dias de Shimano Fest. Como o pai foi um dos organizadores da Arena Kids, ele esteve presente na pump track o tempo inteiro. “Eu dizia para ele parar, tomar uma água, mas ele não quis sair da pista de jeito nenhum”, diz Bueno.

Share this post